Supermercados brasileiros lançam caixa com autoatendimento

 

Sem a necessidade da interação de funcionários, o cliente passa suas próprias compras no caixa do supermercado de autoatendimento paga no cartão e pronto, pode ir embora.

Entretanto, isso não está limitado apenas a outros países, já que a tecnologia também pode ser encontrada no Brasil.

Atualmente, esse sistema pode ser visto no Master Supermercado (do Shopping Frei Caneca, em São Paulo). Ele foi recém-inaugurado nesse shopping, e também no Carrefour do Jardim Pamplona Shopping (zona Oeste de São Paulo) e no supermercado Zaffari, em Porto Alegre (RS). Há ainda uma loja de doces chamada Tateno, na Vila Mariana (SP), que apresenta essa novidade.

Além de agilizar o fluxo de clientes nas lojas (especialmente aqueles que estão adquirindo poucos produtos), esse sistema conta com um leitor de códigos de barras mais sensível, além de apresentarem câmeras e um sistema com balança para garantir que o cliente não está levando mais e pagando menos pela compra.

E como funciona?

O funcionamento desse sistema é bem simples. Além de passar os produtos no leitor de códigos de barras, esses itens devem ser colocados em uma sacola que fica em cima de uma balança. Como os produtos em questão são registrados previamente no sistema, ele é capaz de identificar pelo registro se o preço total apresentado na tela bate com o que foi pesado.

Caso o cliente acabe adicionando um item na sacola sem ser cobrado ou apenas não seja colocado nela, o caixa trava e é necessário chamar um funcionário do supermercado para saber se houve algum problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *