Dicas simples e práticas que ajudam a economizar combustível

Em tempos de crise e de gasolina aumentando sempre o preço, dirigir economicamente é muito importante, e economizar é preciso. Veja nesta matéria algumas dicas simples que podem ajudar a poupar muito combustível e dinheiro.

Estudos realizados pelos engenheiros da Ford mostram que o estilo de direção pode influenciar em até 25% o consumo e o nível de emissões de um veículo. Por isso, reuniram as seguintes dicas para quem quer dirigir de forma mais econômica e sustentável.

1 – Planeje seu percurso com antecedência

Antes de sair, reserve um tempo para listar o roteiro de seus compromissos e os afazeres diários. Faça um “checklist” básico ou uma espécie de plano de ação, que o ajudará a poupar tempo precioso perdido no trânsito, com uma visão mais ambiental, sem ficar parado com seu veículo. Agrupe as tarefas em uma única viagem, eliminado vários trajetos de ida e volta e evitando áreas de tráfego intenso.

2 – Esvazie o porta-malas

No dia-a-dia, não transforme o porta-malas do carro em um depósito de objetos. É melhor esvaziá-lo. Um veículo carregando peso desnecessário vai consumir mais combustível. Se não for viajar, mantenha o compartimento de bagagem livre para quando realmente for necessário usá-lo.

3 – Dê e pegue carona

Compartilhar roteiros traz várias vantagens econômicas, reduz o tráfego e, consequentemente, ajuda a diminuir a poluição pelo excesso de veículos nas ruas, além de incentivar as amizades – é muito mais divertido ter alguém com quem conversar do que dirigir sozinho.

4 – Dirija de forma consciente e segura

Evite acelerações fortes com o motor em alta rotação, frenagens bruscas e só mude de faixa se necessário, sempre sinalizando a mudança. Dirigir em velocidade excessiva aumenta o consumo de combustível. Estudos mostram que trafegar a 90 km/h em vez de 100 km/h, por exemplo, aumenta a eficiência energética ao redor de 10%.

Respeitar as velocidades indicadas garante maior durabilidade para os freios e pneus. Na estrada, veículos equipados com controle automático de velocidade também ajudam a tornar a viagem mais econômica e confortável.

5 – Faça manutenção preventiva do automóvel

Manter os pneus com a calibragem correta é importante para economizar combustível. Isso também garante vida útil maior e facilita nas situações de manobra. O ideal é checar a pressão dos pneus conforme o manual de proprietário do veículo a cada 15 dias.

Deve-se verificar o nível do óleo do motor com regularidade e, ao fazer a troca, fique atento às especificações recomendadas pelo fabricante para que o sistema de lubrificação do motor continue funcionando de maneira eficiente.

6 – Use ar condicionado com inteligência

A economia de combustível cai em até 15% quando o ar condicionado é usado em baixas velocidades. Portanto, dê preferência aos vidros abertos sempre que estiver dirigindo nestas condições. No entanto, a partir de 90 km/h, é melhor usar o ar condicionado do que abrir as janelas. Isso porque o veículo terá menos resistência ao vento com os vidros fechados, o que permite o uso do ar condicionado de forma mais eficiente.

7 – Pense em alternativas na cidade

Dirigir é prazeroso em muitas situações. Mas também é saudável caminhar, andar de bicicleta ou, em muitos casos, usar transporte público em determinados roteiros. O meio ambiente também agradece. A mudança de ritmo pode ajudar a apreciar mais o tempo que passa ao volante do seu automóvel.

8 – Considere ter um carro híbrido

Carros híbridos estão ganhando força no mundo e o caminho natural é avançar em muitos mercados. Um automóvel como o Ford Fusion Hybrid, por exemplo, combina dois motores, elétrico e a gasolina, e garante um nível superior de eficiência.

O motor elétrico funciona em condições urbanas e o propulsor a gasolina nas velocidades maiores, principalmente na estrada. A economia de combustível pode significar uma soma considerável, sem contar o ganho ambiental. O híbrido da Ford, por exemplo, é capaz de rodar com uma média de 16,8 km/l de combustível devido às suas tecnologias avançadas, além de oferecer o conforto de um sedã de luxo.

Saiba todos os Segredos da Dieta da atriz Paolla Oliveira

 

Paolla Oliveira está com um corpo incrível, sarado e definido, com belas curvas para sua personagem em A Força do Querer, a lutadora de MMA e policial Jeiza.

A atriz mostra que boa forma é questão de determinação. Para conquistar a ótima forma, ela malhou muito, mas também seguiu uma dieta saudável  e controlada.Quer saber tudo sobre a nova alimentação da beldade? Confira abaixo!

O que mudou na dieta de Paolla Oliveira para a novela “A Força do Querer”?

Foi feito um planejamento alimentar personalizado, respeitando a rotina de exercícios e gravações. Através do resultado do exame de intolerância alimentar, retiramos da rotina alguns alimentos que não estavam adequados.  Paolla aumentou muito os treinos físicos, que foram intensos, então programamos pré e pós treinos, assim como vitaminas para dar conta da rotina.

Quais alimentos foram indicados para ajustar a correria de gravações?

Indiquei que ela consumisse nuts, tomatinhos, cenoura baby ou frutas.

O que ela come antes e depois de malhar?

Como pré-treino ela consome café com óleo de coco, uma raiz e queijo. Após o exercício, uma proteína magra e salada de folhas e legumes variados.

Tem dia livre que ela pode comer o que desejar?

Não incentivo esse tipo de prática, pois nosso corpo funciona igual em todos os dias, e um dia inteiro de extravagâncias pode fazer o intestino desandar, as pernas incharem, a disposição despencar… Além disso, exceções dificultam a retomada da rotina saudável. O ideal é mostrar que é possível ter uma vida saudável sem abdicar dos prazeres alimentares.

O que a atriz pode comer quando dá vontade de comer doce?

Chocolates amargos são ótimas opções, pois além de matar a vontade de doce, ainda trazem benefícios à pele.

O que ela não come nunca?

Pedi para ela evitar o máximo possível consumir refrigerantes, doces, salgadinhos e produtos mais industrializados.

Qual é o segredo pra perder gordura corporal e não músculo?

O segredo principal é elaborar uma dieta com as proteínas adequadas (na clínica fazemos testes que avaliam isso),  e com as refeições pré e pós treino bem orientadas. No caso da Paola, deixamos as fontes de carboidrato em horários estratégicos e orientamos preferir as raízes (aipim, batata baroa, inhame…). A medida que os treinos foram evoluindo, fomos introduzido mais carboidrato.

Supermercados brasileiros lançam caixa com autoatendimento

 

Sem a necessidade da interação de funcionários, o cliente passa suas próprias compras no caixa do supermercado de autoatendimento paga no cartão e pronto, pode ir embora.

Entretanto, isso não está limitado apenas a outros países, já que a tecnologia também pode ser encontrada no Brasil.

Atualmente, esse sistema pode ser visto no Master Supermercado (do Shopping Frei Caneca, em São Paulo). Ele foi recém-inaugurado nesse shopping, e também no Carrefour do Jardim Pamplona Shopping (zona Oeste de São Paulo) e no supermercado Zaffari, em Porto Alegre (RS). Há ainda uma loja de doces chamada Tateno, na Vila Mariana (SP), que apresenta essa novidade.

Além de agilizar o fluxo de clientes nas lojas (especialmente aqueles que estão adquirindo poucos produtos), esse sistema conta com um leitor de códigos de barras mais sensível, além de apresentarem câmeras e um sistema com balança para garantir que o cliente não está levando mais e pagando menos pela compra.

E como funciona?

O funcionamento desse sistema é bem simples. Além de passar os produtos no leitor de códigos de barras, esses itens devem ser colocados em uma sacola que fica em cima de uma balança. Como os produtos em questão são registrados previamente no sistema, ele é capaz de identificar pelo registro se o preço total apresentado na tela bate com o que foi pesado.

Caso o cliente acabe adicionando um item na sacola sem ser cobrado ou apenas não seja colocado nela, o caixa trava e é necessário chamar um funcionário do supermercado para saber se houve algum problema.

Como fazer um empréstimo pessoal online? Ótima opção para quitar as dívidas

Com a tecnologia avançada, podemos resolver várias coisas sem precisarmos sair de casa. e quando o momento é de aperto? quanto mais rápido conseguirmos o dinheiro de que precisamos, melhor. É nessa hora que o empréstimo pessoal online pode ser uma boa solução para o problema financeiro. Se você tiver um limite pré-aprovado, o dinheiro pode cair na hora da conta. Porém, é preciso tomar cuidado para não contratar o crédito por impulso e acabar piorando a situação lá na frente.

 

Entenda as diferentes opções disponíveis para fazer um bom negócio ao contratar um empréstimo pessoal online!

Empréstimo pessoal online em sites especializados em crédito

Essa é uma tendência já consolidada nos EUA e que cresce cada vez mais no Brasil. Todos os anos, surgem novos sites especializados em crédito online no Brasil. Normalmente esses sites estão ligados a um ou mais bancos. Outros são independentes e solicitam propostas de um ou mais bancos parceiros.

É necessário apenas preencher seus dados pessoais para receber propostas de empréstimo sem sair de casa. A vantagem é que essa opção costuma ser rápida. A solicitação de propostas é gratuita e o usuário só paga os juros do empréstimo se achar que a proposta é interessante e resolver fechar o negócio.

Eles são uma excelente opção em relação aos bancos tradicionais por oferecerem mais competição. Alguns oferecem taxas de juros mais baratas, mas isso não é regra. Por isso, é importante comparar.

Confira algumas das principais empresas desse mercado:

  • Bom Pra Crédito: possui parcerias com diferentes bancos. Feita a análise de crédito você receberá ofertas de bancos parceiros.
  • Simplic: oferecem créditos de R$ 500 a R$ 3.500. A liberação costuma ser rápida e são mais flexíveis na aprovação. Mas os juros costumam ser mais altos.
  • Lendico: para conseguir o empréstimo pessoal, o cliente precisará fazer seu cadastro no site da Lendico e, assim que for aprovado na análise de crédito, ele receberá uma proposta através de seu e-mail. A empresa oferece créditos de R$ 2.500 a R$ 50 mil.
  • Creditas: possui parcerias com diferentes bancos. Feita a análise de crédito você receberá ofertas de bancos parceiros. Ainda não trabalham com empréstimo pessoal, mas oferecem refinanciamento de carro e de imóvel (empréstimo com garantia de carro e imóvel).

Empréstimo pessoal online em bancos tradicionais

Se você tem conta corrente em bancos como Itaú, Bradesco, Santander, HSBC, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil a liberação do crédito costuma ser rápida.

É comum que vários correntistas já tenham um limite de empréstimo pré-aprovado. Ou seja, basta acessar um dos canais eletrônicos (internet banking, mobile banking ou terminais de autoatendimento) onde você tem conta, ver o limite disponível, custos do empréstimo e solicitá-lo que o dinheiro cai na mesma hora. Se quiser, você pode acessar agora o internet banking do seu banco e ver se consegue a liberação do crédito.

Entretanto, se não existe limite pré-aprovado ou o limite é inferior ao que você precisa, então é preciso entrar em contato com seu gerente da conta para solicitar a pré-aprovação ou aumento do limite. Nesse caso, vai depender da análise de crédito do banco.

Será que é seguro pegar um empréstimo pessoal online?

Os sites indicados na matéria são de empresas reconhecidas no mercado. Além disso, nenhum deles cobra taxas antecipadas. São eles que liberam o empréstimo na sua conta para depois você começar a pagar de volta.

Vale ficar atento pois existem no mercado golpistas que criam sites falsos e exigem pagamentos antecipados para liberação dos empréstimos. Por isso é importante pesquisar a idoneidade do site em que optou por contratar o empréstimo. As avaliações do Reclame Aqui podem ser bem úteis neste caso.

Quando vale a pena pegar um empréstimo pessoal online

O crédito pessoal costuma ter taxas mais altas do que empréstimo com garantia de imóvel e refinanciamento de veículos, que são modalidades de empréstimos em que o banco fica com um bem em garantia. Mas, caso você não possua algum desses bens para oferecer como garantia, pode valer a pena escolher o empréstimo pessoal online, afinal, ele ainda é uma opção mais barata do que optar pelo cheque especial ou rotativo do cartão de crédito. Além disso, quem está com urgência e precisa de dinheiro rápido, pode ter o empréstimo pessoal online como uma boa opção, pois ele não costuma ter um processo de liberação muito burocrático. Em muitas casos, o dinheiro fica disponível em algumas horas.

Contratar um empréstimo pessoal online tem como principal vantagem a comodidade, afinal, você economiza tempo e deslocamento para fazer a contratação. Além disso, também fica mais fácil de fazer a comparação das condições oferecidas pelos bancos e financeiras, sem precisar ficar indo de agência em agência para solicitar propostas. Assim, dá para comparar e fazer um bom negócio!

Dicas de como garantir seu emprego na crise

Nessa crise, o Brasil vem passando por um momento delicado. De acordo com os especialistas em recursos humanos, há algumas recomendações que profissionais de todos os segmentos podem seguir na tentativa de manter o emprego.

Como se garantir no emprego em tempos de crise?
Manter a empregabilidade está diretamente ligado à atualização profissional dentro da área de atuação. O profissional que busca ser referência através de novas habilidades, participação em cursos, palestras e congressos, além de leituras de livros e artigos, tem mais chances de se destacar na carreira. É importante também manter um networking (expressão que representa rede de contatos profissional) qualificado, que ajuda na troca de informações do mercado, tendências, melhores práticas e suporte em caso de uma possível demissão.

Como manter a motivação em um período de poucas promoções e salários menores?
A grande dica é o autoconhecimento. As pessoas não se motivam por aspectos iguais. Tem profissional que é movido por desafios, segurança, independência ou busca ser especialista em uma determinada área, por exemplo. Cada um responderá de uma forma. Nem todo mundo se motiva por aumento de salário ou novo cargo. A promoção salarial é um fator que pode ser crucial, motivando por três ou quatro meses. A questão é olhar para si, analisar a carreira e se questionar sobre o real sentido da motivação.

Trabalhar a autoimagem é tão importante como qualificar as habilidades técnicas neste momento?
Sim. Não há imagem certa ou errada. Claro que em um ambiente corporativo, o vestuário exige cuidado redobrado, principalmente com a postura profissional. O que difere é a leitura que o profissional deve ter da empresa onde trabalha, da cultura do local, de como os colegas se vestem, como a liderança se comporta, se posiciona no dia a dia. Além da questão presencial no trabalho, as redes sociais também exigem atenção do profissional com o conteúdo que é curtido, publicado e compartilhado nas redes sociais.

O funcionário também deve se mostrar realista ao procurar fazer um bom trabalho. Campos ressalta que, embora o mercado esteja em crise, as empresas têm tido dificuldades de encontrar mão de obra qualificada e com vontade de trabalhar. “São nesses momentos que os melhores trabalhadores têm oportunidades de se destacar e, futuramente, conseguir uma promoção”, argumenta.